Temporada

Entre na onda da viagem sustentável

Unir o útil ao agradável é uma expressão que se encaixa perfeitamente à definição de uma viagem ecologicamente correta.

A experiência pode ser inesquecível, principalmente quando há respeito do homem para com a natureza. Por isso, as viagens sustentáveis têm ganhado fama e forma, entre turistas de todo o mundo.

Prova disso é que até mesmo o Governo Federal passou a promover uma campanha que incentiva práticas sustentáveis durante as viagens, o que significa que os turistas podem adotar hábitos ecologicamente corretos, a fim de não agredir a vida natural de seus destinos.

A iniciativa recebeu o nome de Passaporte Verde, guia que possui orientações e dicas sobre passeios ecoturísticos, os quais auxiliam não apenas na economia local, como também no desenvolvimento social de moradores e na proteção do meio ambiente.

Além dos passeios turísticos, existem também algumas atitudes capazes de transformar não apenas a viagem do turista, como também seu convívio com a natureza. E são as atitudes do visitante que fazem uma viagem sustentável.

Por exemplo, evitar o desperdício de água e separar o lixo reciclável do orgânico são atitudes que auxiliam, não apenas trabalhadores locais, como também preservam a natureza.

Viagem sustentável: entre nessa onda.

Demais atitudes bastante simples podem proporcionar um grande impacto positivo tanto à vida natural, quanto à humana. Confira algumas:

– Em vez de alugar um carro ou mesmo utilizar um automóvel particular, que tal aproveitar a viagem para andar de bicicleta? Além de saudável, o passeio pode ficar mais divertido e, o melhor, sem prejudicar o meio ambiente;

– Não adquira animais silvestres, prática comum durante passeios em reservas naturais;

– Utilize protetor solar resistente à água a fim de não prejudicar a vida marinha, evitando poluir o ambiente;

– Abasteça o automóvel com álcool proveniente de fontes renováveis;

– Durante a viagem, compre apenas o que for realmente necessário;

– Na praia ou em qualquer outro lugar público, jogue o lixo na lixeira. Uma sugestão é carregar consigo uma sacolinha para armazenar o que deverá ser jogado fora.

Seguindo essas sugestões, será possível realizar uma viagem extremamente proveitosa e, ao mesmo tempo, sustentável, deixando o destino visitado ainda mais bonito para as próximas gerações. O mundo agradece.