Decoração Sua Casa

Valorize a sua varanda e a deixe ainda mais acolhedora

Para momentos mais descontraídos, ao ar livre e com os amigos e familiares, a varanda é o espaço ideal. Muitas pessoas utilizam essa parte da casa para receber visitas ou simplesmente para momentos de descanso, seja durante o dia, seja durante a noite.

Com o objetivo de melhor aproveitar o local, a varanda deve ser organizada e decorada de forma a proporcionar mais conforto, deixando-a muito mais acolhedora. Para tanto, o Agente Imóvel elaborou algumas dicas especiais para que você, sua família e seus amigos possam ter momentos mais que agradáveis na varanda de sua casa. Confira!

Cada casa pode ter um estilo diferente de varanda, de acordo com o perfil da família e o local onde se vive. Uma casa no campo, por exemplo, geralmente tem um espaço mais amplo, aberto e verde, enquanto um apartamento tende a ter a varanda parcialmente fechada, em um espaço relativamente menor. Nos primeiros casos, costuma ser mais fácil decorar e deixar o local mais convidativo. Já nos segundos, alguns detalhes devem ser considerados para fazer toda a diferença.

Tanto as casas como os apartamentos que dispõem de uma área muito pequena para a varanda podem apostar na integração de ambientes para valorizar o local. No caso de quem tem a sala muito pequena para acomodar as visitas, uma solução simples é estender este espaço à varanda, deixando a sala e a área externa interligadas. Os móveis confortáveis e a plantas que transmitem frescor deixam esta parte da casa mais viva e acolhedora.

A varanda gourmet é a mais indicada para pessoas que gostam de receber os amigos e familiares em grande estilo | Foto: Casinha e companhia.

Uma ideia bacana, principalmente para quem gosta de reunir os amigos ou dar pequenas festas informais, é integrar a varanda a um espaço gourmet. A organização do espaço, nestes casos, não requer apenas móveis como bancada, poltronas e cadeiras, mas também a instalação de uma churrasqueira ou fornos elétricos.

No entanto, ao fazer da varanda também um espaço gourmet é importante ficar atento quanto à ventilação do local, para ter certeza de que a fumaça não irá invadir a casa, toda vez que a churrasqueira for usada. Além disso, para organizar melhor e também valorizar a decoração do ambiente, armários planejados podem ser instalados no local.

Uma atenção especial também é necessária em relação aos móveis. Como a área é externa e tende a receber mais luz do sol, em alguns casos até chuva, a mobília precisará ser mais resistente. Nesse sentido, as mesas, banquetas, cadeiras, poltronas ou o que mais for complementar o local devem ser de materiais sintéticos ou de madeira bruta.

Para finalizar, a sugestão é investir em plantas. Vasos com folhagens e flores ou um muro de plantas garantem frescor ao ambiente, lembrando que as espécies comuns em varandas e jardins já têm grande potencial decorativo.