Decoração Sua Casa

Flores dentro de casa: quais são as mais indicadas para cada ambiente?

Nada como chegar em casa e se deparar com um ambiente refrescante e convidativo. Nesse sentido, as plantas atuam como protagonistas em qualquer cômodo da casa, deixando os espaços mais vivos e harmoniosos. Seja em vasos de terra ou de água, as plantas naturais são capazes de garantem frescor e possuem potencial decorativo.

Conheça algumas espécies e saiba que tipo de planta é ideal para cada cômodo.

As flores são grandes aliadas da decoração, por deixarem a casa muito mais bonita e alegre | Foto: Blog Faniquito .

begônia combina com cômodos levemente sombreados, como a sala ou um dos quartos, onde há pouca luz natural. Esta planta normalmente agrada por ser bastante vistosa e ter vida longa. Ela aparece em tons de branco, vermelho, laranja e amarelo.

Para ter em cima da mesa da cozinha, no corredor ou na sala, a planta estrelícia, também conhecida como “ave do paraíso” é perfeita para compor arranjos. Isso porque esta flor, mesmo quando cortada, apresenta bastante vivacidade, uma exuberância visual e se assemelha a um pássaro, além de atrair aves como o beija-flor.

crisântemo, assim como a estrelícia, também combina com a cozinha, desde que o ambiente seja bem iluminado. Com um aspecto alegre e aparecendo em várias tonalidades, o crisântemo é uma espécie que necessita do calor da luz solar. As margaridas, o girassol e as anêmonas são os tipos mais famosos dessa planta.

Na hora de usar flores na decoração, a criatividade ajuda compor arranjos originais e exclusivos | Foto: Tá Decorado.

Já para os cômodos mais úmidos, como o banheiro, as hortênsiasorquídeas ou violetas são as plantas mais indicadas. As hortênsias garantem a sensação de tranquilidade e calmaria, enquanto as orquídeas conferem elegância ao ambiente. E se a intenção for de deixar o banheiro mais colorido, as violetas são as melhores alternativas.

A decoração e harmonização da sala ficam por conta das azaleias ou bromélias, sendo que a escolha de uma ou outra implica na iluminação que esse cômodo recebe. Uma sala arejada e que recebe mais luminosidade é um local propício para as azaleias. Caso a sala tenha predominância de sombra, plantas como as bromélias são mais recomendadas.

Uma planta tipo coringa e que não tem erro, tanto em ambientes com sombra quanto para locais que recebem bastante luz, é o lírio da paz. Esta espécie é famosa dentro das técnicas de decoração orientais por atrair energias positivas. No entanto, vale lembrar que essa flor não resiste ao frio do ar condicionado e nem ao calor excessivo do verão.

O mais interessante das plantas dentro de casa é que, independente da espécie, todas agregam um poder transformador na decoração e ainda deixam o ambiente mais fresco e com um toque natural.