Decoração Sua Casa

Jardins verticais aproveitam melhor os espaços

Em tempos quando as pessoas vivem em espaços cada vez menores, onde o cinza das grandes cidades domina as paisagens vistas das janelas, a alternativa que muita gente encontra é harmonizar os ambientes com plantas, tanto dentro como fora de casa. Nesse sentido, uma das tendências que têm se concretizado são os jardins verticais, montados na varanda, sala, cozinha e em outros espaços.

Os jardins verticais são feitos com plantas penduradas na parede, transformando qualquer ambiente, deixando-o mais vivo e convidativo. Essa técnica foi desenvolvida justamente porque grande parte dos imóveis construídos atualmente dispõe de pouco espaço horizontal.

O jardim vertical proporciona sensação de frescor nesta sala com esta decoração que une o estilo moderno ao rústico | Foto: Caminhos.

Embora muito parecido com os jardins comuns, esse tipo de jardim requer alguns cuidados especiais. Por ser verticalizado, a água penetra pouco nas plantas, sendo assim necessário regar o jardim constantemente. Nesse sentido, há duas possibilidades: utilizar um regador ou a técnica de gotejamento. O gotejamento é a forma mais funcional, pois basta apenas inserir uma pequena mangueira perfurada no substrato da planta e o temporizador regula a distribuição das gotas de água.

Outro cuidado necessário para garantir a resistência do jardim posicionado na vertical são as travas de segurança, caso contrário as plantas podem cair na primeira chuva ou ventania.

Nesta garagem, o jardim vertical deixa o ambiente mais natural e alegre, graças à união do verde ao amarelo | Foto: Garden Paisagismo.

Não há restrições de plantas para montar um jardim vertical, no entanto antes de escolher é aconselhável considerar o ambiente onde a planta será inserida. Portanto, é valido investigar quais as condições ou necessidades de sobrevivência da espécie escolhida. Um ambiente interno, por exemplo, requer plantas de meia sombra, como bromélias, lírio da paz e aspargo, enquanto que áreas externas aceitam espécies como liríope, ixória, heras, cinerária marítima entre outras que são mais resistentes ao sol e o vento.

Uma dica interessante para quem gosta de ter temperos verdes sempre à mão é cultivar uma pequena horta economizando o espaço do quintal da casa. Além de praticidade, o ambiente ganha outra cara e fica mais paisagístico. Salsinhas, cebolinhas, alecrim e outros temperos podem ser plantados em pequenos vasos que podem ser pendurados em uma parede ou mesmo postos em balcões ou mesas.

Um jardim vertical em casa, além de mudar a estética do ambiente, tornando-o mais interessante, tem também o poder de deixar a casa mais arejada, garantindo a sensação de frescor e um toque de conforto, influenciando até mesmo no bem-estar da família.