Decoração Sua Casa

Casa e energias revigoradas com a decoração Feng Shui

Móveis, objetos, acessórios e cores são itens essenciais para a decoração de uma casa e, mais importante que cada um desses elementos, é o modo como eles estão dispostos e se organizam no ambiente. Tanto é que existe uma filosofia chinesa cujo objetivo é harmonizar os ambientes, considerando diversos aspectos. Com o uso de algumas técnicas do Feng Shui, é possível equilibrar a energia positiva da casa, ampliando e organizando da melhor maneira todos os espaços.

De acordo com esta arte milenar, para que uma casa se transforme em um lar, ela deve proporcionar conforto, proteção e fortalecer os moradores da casa. Dessa forma, o lema do Feng Shui é alcançar saúde, felicidade e bem-estar em consonância com o meio-ambiente.

O Feng Shui na organização da casa

A forma como os espaços estão organizados e os objetos posicionados influenciam no estar das pessoas nesse local. Pode até parecer bobagem, mas não é. O modo como encaramos os ambientes que frequentamos interferem inconscientemente na nossa disposição, animação e bem-estar.

Para conseguir bons efeitos, o primeiro passo é arrumar a casa, juntando aqueles objetos avulsos espalhados pelos cômodos que, de certa forma, atrapalham a circulação da energia. Um ambiente limpo e organizado é meio caminho andado na criação de um espaço mais harmonioso, segundo as premissas do Feng Shui.

Nesse sentido, é importante evitar o acúmulo de objetos. Tudo o que estiver inutilizado deve ser jogado fora, especialmente peças quebradas, que, de acordo com a técnica, podem roubar a boa energia da casa.

A luminosidade natural é uma fonte de energia para a renovação do ambiente | Via Original e Gratis.

Uma fonte de energia essencial para a existência da vida é a luz. E de acordo com a técnica chinesa, a luz natural é uma poderosa fonte de energia. Por isso, é importante que janelas sejam abertas todos os dias para que, assim como o ar, as energias circulem e revigorem os cômodos da casa. A luz artificial também pode ser combinada para que os ambientes fiquem aconchegantes e mais confortáveis.

Além da limpeza e da organização geral, o posicionamento dos móveis também influencia na decoração e no bem-estar das pessoas. Nesse caso, é importante que haja um espaço de pelo menos 90 cm entre as peças do mobiliário para garantir um bom fluxo das energias.

No quarto, a cama deve ser encostada em uma parede de modo que não fique de costas para a porta, o que vale também para a mobília de outras partes da casa, como os sofás e poltronas da sala. Do mesmo modo, mesas de estudos devem ficar sempre de frente para janelas. Assim, é possível atrair boas ideias, alcançando a fortuna.

O significado das cores no Feng Shui

De acordo com a prática chinesa milenar, cada cor que constitui o ambiente é capaz de transmitir sentimentos, energias e influenciar o relacionamento das pessoas. Tanto que é comum, as pessoas sentirem incômodos quando estão em um local de cores muito fortes e carregadas.

Para a arte Feng Shui, cada cor representa uma sensação nas relações humanas | Via Naturologa .

O ambiente que ganha cores novas tende a ficar com uma aparência de limpo e renovado, no entanto é importante compreender o significado e as sensações que as cores transmitem para fazer as melhores escolhas.

Preto e cinza: nas decorações, tanto externas quanto internas de uma casa, o preto ou cinza servem para contrastar com o branco, no entanto, essas tonalidades escuras são o oposto da luz, causando um efeito opressivo e depressivo no ambiente. Caso haja preferência por essas cores, o melhor é que elas se apresentem apenas em pequenos detalhes decorativos e que não predominem no ambiente;

Branco: quando a maior parte da decoração é branca, as outras cores ficam com mais destaque. No entanto, de acordo com a prática Feng Shui, muito branco pode nos transmitir uma sensação de frieza, vazio e hostilidade. Nesses casos, o melhor é quebrar a imensidão branca, com quadros, objetos e artigos coloridos;

Verde: segundo a técnica milenar, esta é uma das cores ideais para quartos, aumentando o fluxo de boas energias nesse local. O verde é uma ótima cor também para decorar ambientes abertos, como jardins e varandas, já que a tonalidade remete à natureza;

Vermelho: não é aconselhável usar tons de vermelho em demasia, pois essa é uma cor excitante e estimulante. Entretanto, o seu uso em pequenas doses ajuda a ativar as áreas de relacionamento afetivo e estimular o sucesso, fama e prosperidade;

Lilás e violeta: para o Feng Shui, essas cores representam a paz espiritual, o sossego e a calmaria, os tons mais claros podem ser aplicados em qualquer cômodo da casa, mas é bom tomar cuidado para não usar apenas essa cor no ambiente, pois seu excesso pode transmitir depressão ou mesmo ansiedade.

Amarelo: é uma cor que estimula os processos mentais, como o raciocínio e também a comunicação, sendo indicada para o quarto de estudos, por exemplo. O amarelo é capaz de iluminar mais os lugares, e quando usado na cozinha estimula o apetite. Porém, em excesso, a cor provoca pensamentos muito acelerados e confusos.

Azul: quem tem o quarto como local de descanso pode apostar em azul claro nas paredes, já que a cor tem um efeito calmante e que causa sono. A cor também é uma boa opção para acalmar crianças muito agitadas, o único cuidado é não usá-lo em áreas grandes, para não criar um ambiente cansativo.

Laranja: deve ser usado nos detalhes e nos cômodos mais comunicativos da casa, como a sala de visitas, sala de jantar e também na cozinha. Isso porque essa cor estimula os sentidos, a criatividade e principalmente a comunicação. No entanto, o melhor é aplicar o laranja apenas nos artigos decorativos ou em uma parede do ambiente.

Por fim, aplicar as técnicas de Feng Shui em casa é uma excelente maneira de renovar e atrair boas energias. Conciliando a organização e combinação das cores, além de decorados, os cômodos da casa ficam confortáveis e melhoram o bem-estar da família toda.