Temporada

Vale dos Vinhedos: charme e vinhos no Rio Grande do Sul

Localizado ao norte do Rio Grande do Sul, o Vale dos Vinhedos, região composta pelos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, é o maior produtor de vinhos do Brasil.

A vizinhança da região que compreende as cidades de Cunha, Caxias do Sul e Farroupilha, grandes produtoras de uva, ajudam a destacar a região como destino certo para os apreciadores da bebida.

O vinho é o grande destaque do Vale dos Vinhedos, onde os turistas se refugiam do frio da estação no calor proporcionado pela bebida.

Em geral, as paisagens das cidades remetem às colinas italianas e suas parreiras. No entanto, as cidades que compõe o Vale dos Vinhedos possuem características distintas, com opções igualmente diversas, o que proporciona experiências encantadoras e únicas para os turistas.

Confira o que cada cidade tem de melhor, escolha uma casa ou chalé, acerte o aluguel para temporada  e aprecie uma das maravilhas escondidas no sul do Brasil.

Em Bento Gonçalves, a Fenavinho, que acontece a cada dois anos, sempre nos anos ímpares, proporciona uma imersão no mundo da uva e seus derivados. Durante uma estadia na cidade, é possível degustar vinho e suco de uva acompanhados por queijo e salame artesanais. Animados pela bebida, os moradores garantem espetáculos de danças típicas durante o festival, um show de cores que se mistura aos sabores da cidade.

A Festa da Uva, em Caxias do Sul, que acontece sempre nos anos pares, não deixa por menos e apresenta iguarias, danças e o melhor da gastronomia e cultura desse povo que tem sua identidade ligada aos vinhedos.

Já em Farroupilha, localizada estrategicamente entre os outros dois municípios, o destaque é a Festa Nacional do Kiwi, conhecida como Fenakiwi.

O turista, ao chegar no Vale dos Vinhedos, fará uma viagem ao passado, contemplando e visitando casarões antigos que se contrastam entre modernos edifícios e ruas bem preservadas por onde circulam tranquilamente os moradores. Outra possibilidade é degustar os melhores vinhos e os deliciosos quitutes da região. Por isso, o destino é muito procurado, sobretudo durante as férias de inverno, quando o frio e os cenários típicos da estação propiciam momentos para a degustação do vinho.