Comprador Financiamento Mercado

Queda nos juros causar atrasos de construtoras

A notícia da redução da taxa básica de juros para 8,5%, anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), foi recebida com entusiasmo pelos consumidores brasileiros. Após o anúncio, muitos bancos (públicos e privados) divulgaram suas novas taxas de financiamento, com valores reduzidos, especialmente, para as taxas de financiamento imobiliário.

Com a redução dos juros, a tendência é que não apenas os consumidores, mas também, o setor imobiliário do Brasil seja favorecido. Isso porque a expectativa é que o mercado volte a ficar aquecido, contrariando os primeiros meses do ano, quando houve alta nos juros de empréstimo e receio por parte dos consumidores em adquirir imóveis.

Apesar do quadro favorável, porém, a queda das taxas pode esconder riscos envolvendo o atraso na entrega de novas obras. O perigo diz respeito à situação registrada no ano de 2008, quando as construtoras brasileiras lançaram centenas de empreendimentos aguardando a intensa procura dos consumidores. O resultado não foi como o esperado, ocasionando o atraso das obras, demora na entrega e, consequentemente, inúmeras ações judiciais de proprietários insatisfeitos.

Expectativa do setor imobiliário pode causar atrasos nas entregas de novos empreendimentos.

O atraso nas entregas acontece, justamente, devido à expectativa de crescimento do setor imobiliário. Em meio à ânsia por novos negócios, as construtoras dão início a novos empreendimentos, muitas vezes, sem possuírem caixa suficiente para finalizar as construções.

Com a baixa demanda, a solução é recorrer aos financiamentos bancários. A opção, porém, conta com um limite que, grande parte das vezes, não é capaz de cobrir as despesas das construtoras.

Para evitar esse tipo de transtorno, cabe ao consumidor refletir sobre sua escolha, lembrando sempre que a recomendação continua sendo buscar casas e apartamentos à venda em SP ou em outras localidades com muita cautela e planejamento.

[twitter style=”none” float=”left” lang=”pt”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”recommend” font=”arial”] [google_plusone size=”standard” annotation=”none” language=”Portuguese (Brazil)”] [pinterest count=”none”]