Carreira Comprador Corretor Locação

Conheça o Trabalho do Corretor de Imóveis e Suas Vantagens

Para os leigos, o trabalho de comprar e vender imóveis pode até parecer uma tarefa fácil. As atividades, porém, exigem preparo e competência, sendo necessária muita atenção para garantir o sucesso de todas as etapas de uma transação imobiliária.

Nessa hora, o papel do corretor de imóveis se destaca como uma eficaz alternativa para quem pensa em comercializar casas e apartamentos, buscando ou ofertando imóveis à venda, mas não possui a habilidade necessária.

Profissão Corretor de Imóveis?

O corretor de imóveis é um profissional especializado no mercado imobiliário e legalmente habilitado para intermediar negociações de compra, venda e aluguel de imóveis. Seu trabalho é facilitar o contato entre proprietários e compradores, oferecendo serviços de assessoria durante todo o processo.

Para quem pensa em vender imóveis, o trabalho de um corretor visa facilitar o encontro com pessoas interessadas, buscando as melhores e mais lucrativas propostas. Já para quem quer comprar casas e apartamentos ou, até mesmo, alugá-los, o corretor ajuda a buscar por imóveis que se encaixem em suas necessidades e, é claro, orçamento.

Como Escolher o Corretor de Imóveis

Por lidar não apenas com o patrimônio, mas também com as expectativas de seus clientes, é que o trabalho de um corretor exige preparo e capacitação. Independente da modalidade, qualquer negociação imobiliária exige cuidados e, por isso, a escolha de um bom profissional faz toda a diferença.

Ao buscar por corretores imobiliários, certifique-se de que o profissional está devidamente inscrito no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI) de seu estado. O órgão é o responsável por regulamentar a profissão e serve como ponto de partida para encontrar e contratar corretores de confiança.

Vantagens do Corretor de Imóveis

Para compreender a importância do trabalho de assessoria imobiliária, é preciso conhecer quais as vantagens oferecidas por essa atividade, tais como:

Avaliação Correta do Imóvel

Como um bom conhecedor do mercado imobiliário, o corretor está apto a avaliar imóveis e definir preços, a partir de fatores como a valorização do bem, concorrência, oferta e demanda. Sua pesquisa visa chegar à melhor relação de custo x benefício, estabelecendo valores justos (seja para quem vende, seja para quem compra). Outro benefício é que a avaliação realizada pelo corretor de imóvel conta com um laudo detalhado, em que são especificadas características do imóvel, a fim de justificar e comprovar os valores cobrados (poupando o trabalho de ter que responder questionamentos infundados de possíveis compradores).

Divulgação

Cabe ao corretor a tarefa de divulgar a comercialização de seu empreendimento, de uma forma eficaz e abrangente. Para isso, é possível recorrer aos mais diversos meios e mídias, desde a utilização de faixas em frente ao imóvel, até a ofertas em portais imobiliários, em mídias sociais, jornais e televisão. Dessa forma, a atividade do corretor visa aumentar o número de propostas e diminuir o tempo de espera para concretização do negócio, afinal no geral os corretores são remunerados por meio de comissão

Avaliação de propostas

Especialmente na hora de vender imóveis é comum que surjam inúmeras propostas, aparentemente, irrecusáveis. O problema é que a falta de experiência e conhecimento pode privá-lo de fechar negócios realmente viáveis. Com a assessoria imobiliária, é possível avaliar propostas, de uma forma rápida e eficiente. Isso porque é o próprio corretor quem cuida das negociações, justificando preços, buscando oportunidades e, até mesmo, diferenciando propostas reais de meras especulações. Além disso, o profissional é encarregado de verificar a situação financeira do possível comprador, a fim de garantir a segurança de seu negócio.

Praticidade e tempo

Agendar visitas, entrar em contato com interessados, realizar vistorias e apresentar o imóvel são atividades que exigem tempo e disposição. Todo esse trabalho, no entanto, é realizado pelo corretor de imóveis, que fica à disposição dos interessados até que todas as etapas da comercialização sejam finalizadas. Sendo assim, o proprietário do empreendimento fica livre para continuar seus afazeres diários, sem precisar se preocupar com essas questões.

Documentação

Para completar, o trabalho dos corretores de imóveis estende-se à parte de legalização e documentação do imóvel. É ele quem oferece todo o suporte necessário para reunir os documentos exigidos, informando órgãos responsáveis, taxas e normas envolvendo a transação imobiliária. Além disso, o corretor ainda é pago para alertá-lo em casos de irregularidades, poupando despesas desnecessárias e muitas dores de cabeça.

3 comentários