Temporada

Recife e Olinda: as cidades irmãs em Pernambuco

Recife e Olinda, colonizadas respectivamente por holandeses e portugueses, oferecem aos turistas, além das belas praias, muitas atrações culturais e históricas. As “cidades irmãs” como são conhecidas, estão separadas por aproximadamente sete quilômetros, o que facilita a visitação das duas cidades de “uma só vez”. Confira um pouco mais sobre cada uma delas, seus principais atrativos e opções turísticas.

A Veneza Brasileira

A capital pernambucana, Recife, é emoldurada por rios, pontes e canais, o que lhe rendeu o título de “Veneza brasileira”. Entre seus principais atrativos se destacam as praias urbanas com excelente infra-estrutura, ideais para banhos ou apenas para observar a paisagem.

A efervescência cultural também é um dos diferenciais da cidade e, por isso, passear pelo centro histórico, acompanhar as feiras de artesanato e visitar a Oficina Cerâmica de Francisco Brennand é imprescindível para qualquer turista.

A ponte Princesa Isabel e o Rio Capibaribe em Recife.

Mergulhar nos naufrágios em Recife é outra atividade que deve constar em roteiros dos visitantes. Isso porque são mais de cem embarcações afundadas na região, que se concentram em 23 pontos da região, onde é possível praticar o esporte. A melhor época para apreciar a rica fauna e flora do ambiente, mergulhando ou fazendo outras atividades, é a primavera, quando as águas são mais claras.

Um passeio muito requisitado entre os turistas é o feito em um catamarã que navega pelo rio Capibaribe, e de onde é possível avistar os pontos turísticos mais importantes da cidade, como o Marco Zero.

A capital carnavalesca de Pernambuco

Olinda é conhecida por sua cultura e construções ímpares, que estão espalhadas em suas ladeiras que são consideradas Patrimônio Cultural Mundial.

A cidade realiza um dos maiores e mais conhecidos, além de bem estruturados, carnavais do Brasil. Por suas ruas, ladeiras e vielas desfilam blocos, passistas, os inconfundíveis bonecos gigantes, cortejos e orquestras de frevo.

Os bonecos gigantes de Olinda fazem tanto sucesso que acabam virando miniaturas ou são retratados em quadros para que os turistas possam levá-los como lembrança para casa.

Para quem prefira opções mais tranquilas e quer visitar a cidade em outras épocas do ano, há diversas opções de passeios. Um dos lugares mais visitados da cidade é o Centro Histórico de Olinda. A região abriga imponentes construções restauradas que se transformaram em museus, ateliês e outros espaços culturais.

Para admirar legítimos azulejos portugueses, nos tons azuis, amarelos e verdes, a dica é visitar o conjunto Convento de São Francisco, que abriga, entre outras construções, a Igreja Nossa Senhora das Neves. Nele, além dos azulejos, o turista pode conhecer pinturas datadas do século 18. Para finalizar um dia de visitas incríveis, o melhor ponto é a o Alto da Sé, onde é possível adquirir artesanatos, além de contemplar um pôr do sol digno de ser eternizado.

Para aproveitar a estadia

As cidades irmãs oferecem ainda muitas outras opções e atrativos, o que faz que as estadias sejam mais longas. Para aproveitar a visita, os turistas optam pelo aluguel por temporada. E para isso as cidades se prepararam e contam com uma das melhores infra-estruturas do nordeste.

[twitter style=”none” float=”left” lang=”pt”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”recommend” font=”arial”] [google_plusone size=”standard” annotation=”none” language=”Portuguese (Brazil)”] [pinterest count=”none”]