Temporada

Cultura e Turismo na Serra Gaúcha: Gramado

A Serra Gaúcha é um dos principais complexos turísticos do Brasil, e está dividida em três regiões culturais. A diversidade cultural das cidades serranas do Rio Grande do Sul está refletida em sua arquitetura e, sobretudo, na gastronomia e é inspirada em diferentes ‘nacionalidades’: a gaúcha, italiana e alemã, que distinguem diferentes cidades e núcleos turísticos.

A região tida como gaúcha sofreu menor influência da imigração europeia. Conserva costumes como tomar chimarrão, além de possuir inúmeras fábricas de couro. A região conhecida como pequena Itália tem como expoentes as cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi. Essa região tem fortes ligações culturais com “Vêneto”, região italiana de onde vieram os primeiros colonos. A uva e a produção de vinho são características dessa região.

A terceira região serrana é conhecida como Região das Hortênsias e tem marcas culturais provenientes da colonização alemã. E é nessa região que fica o destaque turístico do Rio Grande do Sul: Gramado. A cidade possui inúmeras atrações e é sede de eventos de porte internacional, como o Festival de Cinema de Gramado, o mais importante evento cinematográfico da América Latina.

Há quarenta anos, sempre em agosto, acontece o Festival de Cinema. Este é o principal evento do gênero na América Latina e por ele circulam atores, atrizes, cinéfilos, diretores e fãs. Além das exibições e premiações, há palestras e discussões que criam uma atmosfera intelectual e que aumenta o fluxo de turistas em Gramado.

Entre os pontos turísticos da cidade, dois não podem deixar de serem visitados: o Lago Negro e a Rua Coberta. O Lago pode ser admirado e explorado com a ajuda de pedalinhos; já a Rua Coberta, espaço cheio de lojas, pubs e bares, deve ser percorrida a pé.

Pedalinhos no Lago Negro.

 Gramado, graças ao seu inverno peculiar, é um dos principais destinos para noivos em lua de mel, assim como para famílias, que são atraídas pelas incríveis fábricas de chocolate que fazem a alegria das crianças. Por isso, é cada vez maior o número de pessoas que optam por passar semanas ou meses inteiros na cidade, e que recorrem ao aluguel por temporada para aproveitar da melhor maneira a estadia na cidade.

[twitter style=”none” float=”left” lang=”pt”] [fblike style=”button_count” showfaces=”false” width=”450″ verb=”recommend” font=”arial”] [google_plusone size=”standard” annotation=”none” language=”Portuguese (Brazil)”] [pinterest count=”horizontal”]