Decoração Sua Casa

Quais os principais estilos de decoração?

[tweetmeme] A escolha dos móveis, das cores e dos acessórios é a parte mais importante da decoração de um ambiente. No entanto, decorar compreende ações e planejamentos mais complexos. Este artigo apresenta algumas considerações sobre decoração, bem como quais os principais estilos.

O que é decoração?
Decorar implica o planejamento de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais. Em outras palavras, decorar é “ordenar” os espaços, sempre combinando elementos, para que o efeito alcançado seja bonito e prático. Outra definição que anda lado a lado na hora de decorar é estilo.

Embora esse não seja um conceito rigidamente fechado, normalmente se utiliza o termo estilo para designar um conjunto de características inerentes à determinada época, elementos ou cultura que se pretende usar como referência para a decoração de um ambiente. Abaixo apresentamos quais as principais características dos principais estilos de decoração.

Tradicional / Clássico
Móveis em madeira, entalhados e de grande porte são característicos desse estilo. Os tecidos são estampados e mais encorpados, como sanca, chenille, veludo e linho.

O clássico nessa decoração está nos acessórios, como poltronas estampadas e abajures.

Papel de parede e tintas nas cores azul-marinho, verde esmeralda e bourdeaux são ideais. Os projetos abusam de simetria e linhas sinuosas.

Rústico
Todos os elementos remetem a uma atmosfera campestre. Por isso, a madeira ganha sempre destaque.

Os móveis todos em madeira garantem um ar rústico à cozinha.

Os tecidos mais indicados são o couro e o linho. Os acessórios podem ser de vidro, pedra e aço. Os tons terrosos são os mais indicados para “colorir” as paredes.

Retrô
Esse estilo é caracterizado por ser uma releitura de “tendências” que fizeram sucesso há no mínimo vinte anos. Para isso, elementos que remetam às décadas de 50, 60 e, sobretudo, 80 são essenciais.

O piso quadriculado e os quadros antigos, assim como acessórios inspirados nos moldes de outras épocas, tornam retro qualquer decoração.

As cores são fortes, como roxo, púrpuro e vermelho. Não há limites para a escolha dos tecidos e matérias primas dos móveis e acessórios. Chão quadriculado é o ápice dessa decoração.

Contemporâneo / Moderno
Ser básico é a principal característica desse estilo. As cores neutras, como branco, cinza e preto, aparecem em tecidos lisos.

A contemporaneidade e modernidade dessa decoração podem ser vistas nos acessórios minimalistas e nas cores neutras.

Os móveis são compactos e em linhas retas. Os acessórios são em acrílico e gesso, e sem detalhes.