Comprador Financiamento Mercado Venda

Guia de compra em Feirão de Imóveis – 1

Feirão ou Salão de Imóveis: cuidados com o financiamento

[tweetmeme] Além da compra à vista ou aluguel, outra alternativa muito adotada por quem deseja adquirir sua própria casa ou apartamento é o financiamento realizado em Feirões ou Salões de Imóveis.

A opção, assim como as outras, deve ser apoiada por um bom planejamento, a fim de que a escolha do imóvel e as regras do financiamento de adéquem ao perfil e orçamento do interessado na aquisição.

Nessa hora, esclarecer algumas questões a respeito de taxas de juros, prazos, comprometimento de renda e outras despesas pode servir como um verdadeiro guia para sua compra em um Feirão ou Salão de Imóveis. Confira.

Taxas de Juros
Antes de optar por um ou outro financiamento, lembre-se de que as taxas de juros variam de acordo com o banco. Por isso, pesquise e faça simulações em vários bancos (e não apenas na Caixa Econômica Federal). Além disso, inclua também o Custo Efetivo Total (CET), ou seja, todos os custos envolvidos no processo, como taxas administrativas e tributos bancários, pois, no final das contas, você poderá descobrir que a menor taxa de juros pode não significar o melhor negócio.

Prazo do Financiamento
Tenha em mente que, quanto maior o prazo do contrato, maior será o número de parcelas a ser pago e, consequentemente, mais juros serão cobrados. A recomendação é caprichar no valor de entrada do financiamento e parcelar o restante no menor prazo possível.

Renda
Para prevenir o risco de inadimplência ou, até mesmo, evitar que o financiamento prejudique seu orçamento, procure não comprometer mais do que 30% de sua renda mensal com o pagamento das parcelas financiadas. Aliás, para a primeira parcela, a dica é não se comprometer com mais do que 15%, pois ainda há outras despesas da compra do imóvel, como a escritura e ITBI para registrar a transação em cartório (que deverão ser pagas à vista).

É válido ressaltar também que, em caso de atraso de três parcelas, a casa ou apartamento financiado é levado a leilão e todo o valor pago até então é perdido. Há ainda o risco de que o imóvel seja vendido por um valor menor do que o saldo devedor do financiamento, sendo obrigatório o pagamento do restante da dívida.

Aprovação do financiamento
Entregues todos os comprovantes e documentos solicitados, é hora de verificar se seu cadastro foi aprovado para o financiamento, o que depende de certos fatores, como a sua renda, preço do imóvel e valor dado de entrada, por exemplo. Nesse momento, é comum que certos vendedores peçam para que o comprador assine documentos, faça um pedido de reserva de imóvel ou entregue um cheque caução, mesmo antes de confirmada a aprovação do financiamento.

O fato é que, caso o financiamento não seja aprovado e o comprador decida desistir do negócio, essas práticas podem trazer dores de cabeça, como multas por quebra contratual e não devolução do cheque caução. Por isso, lembre-se de jamais assinar documentos antes de ter seu crédito aprovado e registre por escrito todas as condições acerca da devolução do cheque e cobrança de multas, assim como outras medidas negociadas durante o financiamento, como taxas de juros, prazos e características do imóvel, por exemplo.

As recomendações são válidas tanto na hora de comprar uma casa quanto na hora comprar um apartamento. Seguindo as dicas, é possível encontrar imoveis no RJ, em SP ou em qualquer outra região e ter a garantia de estar fechando um bom negócio.[fblike style=”standard” showfaces=”false” verb=”recommend” font=”arial”]