Comprador Financiamento Locação Mercado Venda

A disputa por imóveis no Rio de Janeiro

Estrangeiros disputam por imóveis no Rio de Janeiro com os brasileiros.

De acordo com o Censo Demográfico 2010, a cidade do Rio de Janeiro conta com uma população de 6.320.446 pessoas. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam a vontade de milhares de brasileiros em viver no segundo município mais populoso do país – ficando somente atrás de São Paulo.

Mas engana-se quem pensa que o interesse por imóveis na cidade maravilhosa se limita aos brasileiros. Conquistar um espaço em um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo tem sido a preocupação de muitos estrangeiros que veem no Rio de Janeiro a escolha ideal para morar ou investir.

Prova disso é que, nos últimos seis meses, 30% de todo o volume de negócios realizados na cidade foram fechados por pessoas de origem no exterior, em sua maioria por americanos, italianos e franceses.
A intensa procura estrangeira por imóveis cariocas já mostrou seus efeitos na valorização dos preços de casas e apartamentos disponíveis para aluguel na capital do estado.

Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ), o valor do aluguel em algumas regiões da cidade chegou a subir 50% durante o último semestre. Cerca de 10% desse aumento é devido à maior procura por parte dos estrangeiros.

O interesse foi capaz de fazer com que as taxas de aumento do aluguel tenham ultrapassado o índice de correção do IGP-M, que serve de referência para os valores do mercado imobiliário. Somando o acumulado do ano inteiro, o IGP-M fechou o último mês por volta de 8% – muito menos do que o registrado na prática.

Somado ao potencial turístico e a lei de oferta e procura cada vez mais acirrada, outros fatores que tem incentivado a valorização dos imóveis no Rio de Janeiro são os inúmeros eventos de repercussão mundial marcados para a cidade.

Além da Copa do Mundo (2012) e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (2016), o Rio também será palco da Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, o Rio+20, que irá reunir especialistas, ONGs e representantes da sociedade de todas as partes do mundo, no ano de 2012. Isso sem esquecer a Copa das Confederações (2013) e dos investimentos realizados na área do pré-sal, como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) que irá consolidar todo o estado como o grande concentrador de oportunidades de negócios no setor.

Com tantos diferenciais e oportunidades à vista, investir em imóveis à venda no RJ pode ser como uma opção muito vantajosa, tanto para quem decide morar, quanto para quem prefere obter lucros através do aluguel para terceiros.

As vantagens são tão expressivas que, de acordo com um estudo realizado pelo Secovi-RJ, uma das principais fontes de informação sobre o segmento imobiliário, o retorno para quem aposta na alternativa chega até mesmo a 90,24%. E o melhor: tudo isso em apenas um ano.